"... Se todos os titulos de auto-ajuda fossem colocados em uma centrífuga, o conselho fundamental que daí resultaria seria: goste de você, tenha confiança em si mesmo, acredite em sua capacidade. Em resumo: preserve sua auto-estima. Os psicólogos são unânimes em afirmar que a auto-estima é a principal ferramenta com que o ser humano conta para enfrentar os desafios do cotidiano,uma espécie de sistema imunológico emocional. Ela determina,em última análise, a forma como nos relacionamos com o mundo. "A pior desgraça para nós é desenhar aquilo que somos",escreveu ainda no século XVI o filósofo francês Michel de Montaigne. Resume o historiador inglês Peter Burke: " A auto-estima é o conceito mais estudado na psiscologia social, e há um bom motivo para isso. Ela é a chave para concivência harmoniosa no mundo civilizado".
A auto-estima é vital não apenas para as pessoas mas também para as famílias, os grupos, as empresas, as equipes esportivas e os países. Sem ela, não há terreno fértil para as grandes descobertas nem para o surgimento dos líderes. Quem não acredita em si mesmo acha que não vale a pena dizer o que pensa.
As pesquisas mais recentes sobre auto-stima apresentam outras duas novidades. A primeira é que é possível ter auto-estima alta e baixa que se alternam. " Um indivíduo pode ter confiança plena em si próprio no ambiente profissional, mas se sentir a última das criaturas no âmbito pessoal, e vice-versa, disse a Veja o psiscólogo Daniel Hart, da Universidade Rutgers, nos EUA, que detalhou essa teoria em um artigo do livro Self-Esteem:Issues and Answers (Auto-Estima: Casos e Respostas),lançado no ano passado. "Isto indica que, para aumentar auto-estima, não basta apenas ter pensamentos positivos generalizados. O ideal é concentrar-se nos pontos fracos que podem ser mudados e melhorados", observa Hart.
Quem sofre de baixa auto-estima costuma seguir a linha de pensamento do "tudo ou nada", ou seja: se uma tarefa realizada não saiu perfeita, foi um tremendo fiasco. Há uma grande diferença entre dizer "Eu fracassei três vezes" e "Eu sou um fracasso". segundo os psicólogos, é preciso se esforçar para encontrar um meio-termo. Uma tarefa que nao saiu perfeita dessa vez pode ser melhorada no futuro.
Uma pessoa com auto-estima elevada acredita que tem o controle da própria vida, sente-se confiante em lidar com os contratempos e almeja alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional."
" ... você tem que pensar em uma coisa, você é a única pessoa que pode fazer algo por você. Se você mesmo não acreditar nisso quem mais o fará?
Fonte: Revista Veja edição 2015 - ano 40 - num. 26 - 04 de julho de 2007